Índice
Existe apenas um lugar classificado como Património Mundial da UNESCO nos Emirados Árabes Unidos.
Há dois aspectos culturais importantes nos Emirados Árabes: cultura nómada do deserto, e cultura da apanha das pérolas na costa do Golfo Pérsico.
Há vários complexos arqueológicos neolíticos no país que valem a pena explorar, e claro, as várias fortalezas com mais de 500 anos espalhadas um pouco por todo o país.
O nomadismo na região existe há milhares de anos, mas estes povos sempre transportaram consigo tudo o que possuíam.Tendo em conta que estes povos sempre foram na sua maioria nómadas, não encontramos muitos vestígios antigos da sua vida no passado.
Arqueólogos franceses descobriram a pérola fina mais antiga de que há conhecimento. Com cerca de 7500 anos. A descoberta foi feita durante a escavação de uma povoação neolítica, em Umm al-Quwain.
O único lugar UNESCO nos Emirados, trata-se de um local colectivo, com o nome de Lugares Culturais de Al Ain (Áreas dos Oásis Hafit, Hili, Bidaa Bint Saud). Ver lista oficial aqui.
Lugares Culturais de Al Ain
O conjunto de 17 lugares (em Hafit, Hili, Bidaa Bint Saud) identificados e incluídos nesta entrada, testemunham a presença humana sedentária num contexto paisagístico desértico desde o Neolítico.
Entre o património incluído, encontram-se túmulos, sistemas de irrigação, antigas aldeias, poços e estruturas específicas, construídas com lama, com funções militares, habitacionais e comerciais.
Excursões a Al Ain
Candidatos a Património Mundial
Locais candidatos a Inclusão na Lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO nos Emirados Árabes Unidos:
- Localidade e Cemitério da Ilha de Umm an-Nar Island (2012)
- Ilha de Sir Bu Nair (2012)
- Khor Dubai (2012)
- Ed-Dur (2012)
- Mesquita Al Bidya (2012)
- Sharjah: Entrada para os Estados Truciais (2014)
- Paisagem Cultural da Região Central no Emirado de Sharjah (2018)
- Abu Dhabi Sabkha (2018)