Índice
A bandeira dos Emirados Árabes é muito conhecida por todo o mundo árabe. O significado da Bandeira dos Emirados Árabes Unidos é muito interessante já que cada cor representa um factor importante para a história e cultura do país.
Os Emirados Árabes Unidos formaram-se como estado independente há 45 anos, exactamente no a 2 de Dezembro de 1971. Quando o país foi criado, os seus fundadores pensaram em adoptar símbolos fortes de união nacional, e em particular foram logo criados uma bandeira nacional e de um hino nacional. Existem 7 emirados: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ras Al Khaimah, Sharjah e Umm Al Quwain.
A bandeira dos Emirados
São quatro as cores da bandeira dos Emirados Árabes Unidos:
o verde, o branco, o preto e o vermelho.
As cores pan-árabes (vermelho, preto e branco) também são utilizadas noutras bandeiras de países árabes (Iraque, Jordânia, Kuwait, Iémen, e Síria). Essas cores lembram a revolta árabe do início do século XIX, que pretendia libertar estes países do controle do Império Otomano.
Significado da bandeira dos Emirados Árabes
- O preto simboliza a riqueza do petróleo do país.
- O branco simboliza a neutralidade de estado e a segurança costeira.
- O verde simboliza a fertilidade do país e a cor tradicional do Islão, a religião dos Emirados Árabes Unidos.
- O vermelho simboliza a unidade do estado.
A história dos Emirados Árabes Unidos tem início no período do neolítico, por volta de 7000 anos atrás. No ano 630, Maomé chegou com o islamismo a esta região, mas após a sua morte, os não muçulmanos abriram guerra contra esta doutrina religiosa. Os portugueses com a ajuda de Ahmad Ibn Majid, traçaram a rota das especiarias e controlaram este território por cerca de 150 anos.